1.4 Resumo, Resenha e Fichamento

Resumo

É a síntese fiel das idéias principais do texto, ou seja, em poucas palavras você pode condensar o texto, desde que o mesmo mantenha o sentido completo. Alguns resumos comportam apreciação crítica, outros não, dependendo da finalidade da leitura.

Vejamos os seus tipos:

Vejamos o exemplo de um texto sublinhado, esquematizado e resumido:

a) Texto sublinhado

RUIZ, João Álvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: ______. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.

Na quase generalidade dos casos, acreditamos que o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. E não se justificaria o esforço de encontrar ou fazer aparecer pequenos espaços para os estudos dentro da jornada de trabalho, se não se procurasse, principalmente, aproveitar ao máximo o tempo, dilatado por mais de três horas, que o aluno passa diariamente na sala de aula. Aliás, ninguém compreenderia o aluno empenhado nos estudos fora de sala de aula, surdo aos convites da televisão e dos amigos, que, por outro lado, fosse desinteressado pelo rendimento de seu tempo durante as aulas.

O aluno que não aproveita o tempo das aulas com empenho já está julgado: não leva a sério sua vida de estudos.

Em primeiro lugar, para aproveitar o tempo das aulas, é preciso freqüentá-la. E é muito importante que se esteja em sala desde o início das aulas, primeiro porque aquele que chega depois do início da aula tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, em segundo lugar, porque geralmente quem chega atrasado causa certa perturbação e prejudica o andamento da aula. Quando não houver outra opção senão a de chegar atrasado, seja discreto e sente-se logo, sem chamar muito a atenção. Há tipos que batem à porta, pedem licença, cumprimentam o professor, justificam-se do atraso e caminham lentamente até a última cadeira, parando de quando em quando para murmurar aos ouvidos deste ou daquele colega, sentando-se finalmente, após alinhar melhor sua cadeira com um razoável estrépito! E quando alguns daqueles que estão sempre prontos para tudo o que represente perda de tempo se voltam para vê-lo, o ridículo autodespoliciado está sorrindo de felicidade por ter sido objeto de alguma consideração.

Não basta ir às aulas e chegar antes de seu início. É preciso levar consigo material adequado ao trabalho do dia. Quem só leva o jornal ou alguma revista ilustrada carrega consigo estímulos à distração própria e à dos companheiros. É preciso levar os livros recomendados pelo professor, o texto que serviu para a preparação da aula, bem como o material para apontamentos.

É muito importante guardar silêncio exterior para não distrair os outros e silêncio interior para não distrair a si próprio. O silêncio interior consiste em deixar fora da sala todo problema que nada tem a ver com a aula. É este silêncio interior que permite concentração mais profunda e menos cansativa. O silêncio exterior cria o clima necessário ao bom rendimento da aula. O barulho e as conversinhas em sala distraem os demais e refletem no próprio ânimo do professor. Não é fácil manter-se em ritmo de trabalho, de dedicação e concentração diante de uma classe barulhenta e de alunos conversadores. Querem os alunos que uma aula seja boa? Comecem por oferecer ao professor condições materiais de trabalho. [...]


Deprecated: Function ereg() is deprecated in /opt/htdocs/dokeos/conteudo/textual/mc/global/inc/paginacao.inc.php on line 6
Voltar6/12 Avanšar