1.3 Técnicas de Sublinhar e Esquema

Durante a renascença, Francis bacon, filósofo inglês, afirmou que o homem completo apresenta três elementos bem distintos:

É importante que leiamos sempre. Não importa o quê: jornais, revistas, livros, periódicos, enfim, o mundo. A busca está sempre no interior de cada um. Os escritores gregos diziam com sabedoria: “Devemos ler muito... poucas coisas!”

Para ter um bom aproveitamento da leitura você pode se utilizar das técnicas de sublinhar, esquematizar, resumir e fichamento.

Sublinhar

Sublinhar é uma técnica importante utilizada para destacar as idéias principais e os pormenores mais importantes de um texto. Através do sublinhar é possível compreender o texto em sua totalidade, considerando a organização das idéias do autor.

Você não deve sublinhar parágrafos ou frases inteiras, mas apenas palavras-chave ou grupo de palavras. Além disso, é necessário que realize uma primeira leitura do texto antes de sublinhá-lo.

É importante ressaltar que a utilização da técnica de sublinhar é para facilitar a compreensão do assunto e se torna eficiente quando praticada constantemente.

Toda vez que você não entender alguma palavra do autor, coloque uma interrogação ao lado ou na margem mais próxima para posterior averiguação. Nesse caso, utilize-se de um dicionário. Por incrível que pareça, um bom dicionário é o melhor companheiro para a sua leitura e para tirar dúvidas. A riqueza de palavras da língua portuguesa exige a sua consulta permanente. Quanto mas você lê, mas aumenta o seu vocabulário, mas você usa o dicionário e, conseqüentemente, aprende mais, assim como os bons professores, cientistas e grandes intelectuais.

Esquema

O esquema de um texto corresponde a uma representação sumária de seu assunto; um conjunto de tópicos hierarquizados. Nele deve conter as principais idéias do autor. No estudo de texto ele é elaborado logo após o sublinhar e antes do resumo.

Na elaboração do esquema devem-se hierarquizar as idéias de acordo com a estrutura lógica do assunto. Portanto, grosso modo, podemos dizer que o esquema constitui-se num “esqueleto” do texto, apresentando uma hierarquia de idéias.

Para elaborar o esquema você pode utilizar simbologias, tais como: setas, círculos, chaves, linhas, figuras etc., prevalecendo o gosto pessoal, com o intuito de facilitar a compreensão do assunto. 


Deprecated: Function ereg() is deprecated in /opt/htdocs/dokeos/conteudo/textual/mc/global/inc/paginacao.inc.php on line 6
Voltar5/12 Avanšar